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Olimpíada Baiana de Química
Salvador - BA, 07 de Abril de 2020
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Associação Brasileira de Química
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Instituto de Química
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Reforço Escolar
PROJETO 2011-2012

As atividades nas escolas serão realizadas em um período de 4 horas por semana, em horários não coincidentes aos de aulas, de preferência na própria escola. De quinze em quinze dias serão feitas leituras e discussões de capítulos do livro didático utilizado pelo professor do ensino médio. Esta leitura será conduzida por um aluno da UFBA orientado por um professor da mesma universidade, juntamente com o professor da escola pública. Os grupos de estudo não deverão ter mais do que 40 estudantes. Nas outras semanas, serão realizadas atividades diversas com o intuito de motivar o estudante. Entre outras serão realizados experimentos, jogos, improvisações teatrais, leituras e/ou seminários sobre temas da realidade dos estudantes.
As aulas experimentais deverão ocorrer na escola pública participante do projeto, que deve ter a infra estrutura disponível. Caso a escola selecionada não possua laboratório ou outro local apropriado para o desenvolvimento da atividade, os experimentos poderão ser conduzidos no Instituto de Química (IQ). Para tal, a escola ficará responsável em viabilizar o transporte supervisionado dos estudantes da escola até o Campus de Ondina. A utilização do espaço institucional (laboratórios do IQ) não deve causar perturbações na rotina do Instituto porquanto será realizada aos sábados, com o dispêndio de custeio bancado pelo próprio projeto. O professor da escola deverá indicar o livro utilizado e fornecer o planejamento didático, para que as leituras sigam, preferencialmente, a programação das aulas assistidas pelos estudantes. Os estudantes de graduação serão orientados, como realizar a leitura e quais os conceitos e temas devem ser reforçados pelo professor (UFBA). Estes deverão se reunir com os estudantes (UFBA) e os professores do EM no inicio da programação e de quinze em quinze dias, para planejar novas atividades e avaliar as atividades realizadas.


PROJETO 2007

Conteúdo Programático

01. Modelo Químico da Matéria

Tipos de Matéria: substância e mistura;
Processos de separação de misturas;
Propriedades da matéria: físicas e químicas;
Fenômenos físicos e químicos;
Energia e o modelo químico da matéria: energia cinética e potencial;
Partículas formadoras da matéria: átomos, moléculas e íons;
Medidas em Química: pressão, volume, massa, quantidade de matéria (mol)

02. Estrutura da Matéria

Partículas fundamentais do átomo: elétrons, prótons e nêutrons;
Modelos Atômicos: dos gregos a Dalton; modelo de Thomson; modelo de Rutherford / Bohr; distribuição dos elétrons nas camadas segundo Bohr;
Número atômico e Número de massa.
03. Tabela Periódica

O que é; lógica da construção; usos
Propriedades dos elementos: tamanhos de átomos; propriedades metálicas.

04. Forças entre as partículas formadoras da matéria

Ligações Químicas: definição; tipos – covalente, iônica, metálica;
Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons, Teoria de Lewis, eletronegatividade, ligações polares e apolares;
Ligação Iônica: formação de íons e de sólidos iônicos: energias envolvidas;
Ligação Metálica: teoria do “mar de elétrons”;
Forças Intermoleculares: definição; tipos: dipolo–dipolo, dipolo instantâneo–dipolo induzido; polaridade de moléculas.
05. Fases da Matéria

Forças Interpartículas e as fases da matéria
Teoria Cinético-Molecular da matéria
Fase Sólida: características macroscópicas; fusão e sublimação; tipos de sólidos;
Fase Líquida: características macroscópicas; vaporização e solidificação; pressão de vapor; viscosidade;
Fase Gasosa: características macroscópicas; liquefação / condensação e sublimação; compressibilidade, expansibilidade e miscibilidade; teoria cinético–molecular da matéria e o modelo do gás ideal; leis dos gases ideais.

06. Estados Dispersos da Matéria

Soluções e Colóides: definição; características;
Formação de Sistemas Dispersos: energias envolvidas;
Concentração de Soluções: definição; soluções saturadas, insaturadas, concentradas e diluídas;
Concentração de soluções: modos de expressar; cálculos;
Sistemas coloidais: propriedades.
07. Reações Químicas

Reação química: definição
Equação química: significados micro e macroscópico
Leis das Combinações Químicas
Estequiometria: massa molar; quantidade de matéria (mol); cálculos estequiométricos.

08. Ácidos e Bases

Conceito ácido–base de Arrhenius
Conceito ácido–base de Brönsted-Lowry
Ácidos e Bases fortes e fracos
pH e concentrações de ácidos e bases
Solução Tampão

09. Sais e Óxidos

Definição; Comportamento em água;
Sabões e Detergentes: sais orgânicos.

10. Termoquímica

Reações endotérmicas e exotérmicas;
Calor de reação: formação, combustão, neutralização.

11. Cinética Química

Velocidade de reação: definição;
Energia de Ativação;

Fatores que influem nas velocidades das reações.

12. Equilíbrio Químico

Constante de equilíbrio;
Princípio de Le Chatelier e os fatores que afetam o equilíbrio.

13. Eletroquímica

Reações de oxirredução; Potenciais redução / oxidação;
Pilhas;
Eletrólise.

14. Compostos Orgânicos

Hidrocarbonetos: características gerais; nomenclatura IUPAC; ocorrências; propriedades; usos.
Funções Orgânicas: álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas – identificação; nomenclatura IUPAC; ocorrência; propriedades; usos.
Carboidratos, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas: identificação; propriedades; usos

15.

Identificação de Reações Orgânicas: combustão, craqueamento, adição, eliminação, substituição, condensação, polimerização.
FAPESB http://www.fapesb.ba.gov.br/ http://www.coficpolo.com.br/ http://www.fieb.org.br/ http://www.brasilgas.com.br/ http://www.crq7.org.br/ http://www.fundacaocefetbahia.org.br/ http://www.dowbrasil.com/ http://braskem.com.br FAPESB http://hexis.com.br/ http://www.bb.com.br/ http://www.atualeditora.com.br/ http://www.editorasaraiva.com.br/ http://www.moderna.com.br/ http://www.colegionobre.com.br/ http://www.colegioapoio.com.br/