http://www.obq.ufba.br/?secao=inscricao
Olimpíada Baiana de Química
Salvador - BA, 06 de Junho de 2020
... Página Inicial Contato
Promoção
Associação Brasileira de Química
Realização
Instituto de Química
Cadastre-se e recebe informações e novidades.
Email:
Total de Visitantes402369 visitantes
Reforço Escolar
PROJETO 2011-2012


PRÁTICAS MOTIVADORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS:
USANDO O LIVRO DIDÁTICO

Este projeto faz parte de um conjunto de ações apresentadas pela Associação Brasileira de Química e o Programa Nacional Olimpíadas de Química aos órgãos financiadores que deverão ser desenvolvidas em 2011, em comemoração ao Ano Internacional da Química (AIQ-2011), proclamado em 30 de dezembro de 2008, na 63ª Assembléia Geral da ONU, resultante de esforço global iniciado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e a UNESCO para celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade, bem ainda, comemorar o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química concedido para Maria Sklodowska Curie. A homenagem que se faz a Mme. Curie será também uma oportunidade para celebrar a contribuição das mulheres para a ciência.

Essa proposta visa também promover a difusão da química, o estímulo ao estudo das ciências e a integração entre academia e as escolas públicas do nível médio. Os estudantes tiveram destaque nas Olimpíadas de Química, assim como os outros alunos dos cursos de química que participarão do projeto, estão aptos a exercer a nobre função de compartilhar conhecimentos, porquanto esses jovens irão interagir com os estudantes do ensino médio por suas inegáveis competências, pela proximidade de idades, comportamento e códigos de linguagem.





PROJETO 2007


O PROJETO

Devido ao número de estudantes de escolas públicas na 1° Olimpíada Baiana de Química, realizada em abril de 2006, resolvemos participar deste projeto, com o objetivo de melhorar o conhecimento de Química dos alunos dessas escolas para e, consequentemente, terem um melhor desempenho nas Olimpíadas de Química.

No Projeto Reforço Escolar a prática docente e o processo ensino-aprendizagem estão mais próximos dos graduandos da UFBA e dos alunos do Ensino Médio, principalmente as escolas públicas.

Os instrutores são alunos de Química da Universidade Federal da Bahia e atuam sob a orientação de professores do Instituto de Química da UFBA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Preparar os estudantes da rede pública da Bahia para participação no projeto Olimpíada Brasileira de Química;
Facilitar o acesso de alunos de escola pública a Universidade;
Buscar uma maior interação entre Universidade e ensino médio;
Proporcionar aos estudantes de Química da UFBA uma oportunidade de prática pedagógica, buscando seu aperfeiçoamento didático;
Despertar o interesse do estudante da rede pública pelo estudo da química.

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO

1 - DA EQUIPE EXECUTORA
A equipe é constituída de um coordenador, um supervisor e de professores orientadores, todos docentes do Instituto de Química e de alunos instrutores da UFBA.

2 - DA ABRANGÊNCIA
O projeto deve ser desenvolvido em cidades da Região Metropolitana de Salvador.

3 - DO PROGRAMA
3.1 - O Programa de Ensino de Química é dirigido a alunos da rede pública de ensino.
3.2 - Estão aptos a participarem do projeto todos aqueles candidatos matriculados nas escolas da rede pública de ensino que estejam cursando a primeira ou a segunda série do ensino médio em escola pública.

4 - DAS AULAS
4.1 - As aulas deverão ser ministradas no estabelecimento de ensino do aluno, no contraturno.
4.2 - As aulas serão ministradas em dias distintos da semana, a depender do colégio e da cidade, 05 horas/semana, mas essa carga horária será intensificada no período de recesso escolar, perfazendo um total de 180 horas.

5 - DAS VAGAS
O projeto contempla vagas para estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio.

6 - As escolas participantes são escolhidas pela coordenação do projeto, a paritr de documento manifestando o interesse no programa.

7 - Os casos omissos serão resolvidos pela coordenção a supervisão.
FAPESB http://www.fapesb.ba.gov.br/ http://www.coficpolo.com.br/ http://www.fieb.org.br/ http://www.brasilgas.com.br/ http://www.crq7.org.br/ http://www.fundacaocefetbahia.org.br/ http://www.dowbrasil.com/ http://braskem.com.br FAPESB http://hexis.com.br/ http://www.bb.com.br/ http://www.atualeditora.com.br/ http://www.editorasaraiva.com.br/ http://www.moderna.com.br/ http://www.colegionobre.com.br/ http://www.colegioapoio.com.br/